quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Boa tarde, Todos vamos envelhecer. Hoje observando algumas pessoas mais experientes do que eu, passou-me pela cabeça que essas pessoas têm muita sorte de terem chegado na idade em que estão. Imagino quanta coisa maravilhosa e outras nem tanto, elas já devem ter visto. Acredito que o olhar possa agora, nesse momento, ser diferente, mas a essência sempre será a mesma. Não tenho tanta experiência quanto gostaria de ter, mas, mesmo assim, já vivenciei muita coisa, acredito que o presente te mostra apenas uma parte daquilo que ainda vai se desenvolver com o passar do tempo, por isso as coisas e situações mudam, o que se pensava antes, hoje não se pensa mais da mesma forma, interessante isso, mas não é sobre isso, pelo menos agora, que quero dissertar. A questão é: Somos ainda os mesmos? Ou somos ainda algo em transformação? Ou já somos Ser e Essência, desde sempre? Questões para si pensar…. Mas como pensar não dói, permitam-me pensar, pensado, pensei. Existe um paradoxo muito famoso na filosofia que diz, e aqui vou resumir de cabeça mesmo, então, por favor depois procure ler o relato por inteiro, é bem interessante, então vamos lá: No tempo do Rei Mino, os gregos eram obrigados a oferecerem jovens gregos para serem sacrificados ao Minotauro, e tinha um navio que viajava sempre levando os jovens gregos para o sacrifício em Creta, esse navio usava as velas negras, até que apareceu Teseu que se propôs a lutar e a derrotar o Minotauro, e que se isso ocorresse o navio deveria voltar para a Grécia com as velas brancas, fato é que isso aconteceu, e o navio ficou famoso entre os gregos. Você já deve estar perguntando o que isso tem a ver? A questão é que com o passar do tempo, o navio, claro, parado no porto da Grécia e foi deteriorando-se e cada parte que estragava, outra nova era colocada em seu lugar, de modo que, de tanto trocar as partes do navio chegou em um ponto que os gregos não sabiam dizer se aquele navio que estava a sua frente, tinha alguma parte do navio original de Teseu. E assim, meus amigos a confusão estava feita, com uns afirmando que o navio não tinha mais nada a ver com o navio de Teseu, e outros dizendo que sim, aquele era exatamente o navio de Teseu. E agora? Bem não sou eu que vou responder essa pergunta, se nem os grandes filósofos gregos como Heráclito, Sócrates, Platão, Thomas Hobbes e John Locke, só pra citar os que me lembro agora não chegaram a uma conclusão, não vou ser eu que vou resolver o problema, rsrsrs. Mas esquecendo um pouco o navio de Teseu e puxando, digamos a sardinha pro meu lado, posso como leigo tentar pensar alguns pontos a respeito do fato, e fazer uma analogia do que quero expor aqui. Então vamos lá, acredito que envelhecer, ou melhor ficar maduro e mais experiente, nos traz diversas mudanças, mas acredito que essas mudanças sejam quase todas externas. Olhando agora umas fotos minhas quando criança percebo que nesse momento sou bem diferente do que era naquele tempo, houve mudanças, mas todas externas, era bonito agora nem tanto, rsrsrs, era alvinho agora nem tanto, era magrinho agora nem tanto, era baixinho agora nem tanto e por ai vai, então as mudanças foram sendo feitas paulatinamente em mim, iguaizinhas as mudanças do navio, com tempo as partes do navio foram sendo substituídas, posso dizer o mesmo de mim, com o passar do tempo meu corpo também de uma certa forma foi substituído parte e mudanças ocorreram e quando concluídas não me remetiam mais a quem um dia já fui, pelo menos aparentemente, colocando uma foto minha de quando criança lado a lado com uma foto minha atualmente, veremos tamanha diferença. Puxa quanta mudança, mas nem por isso deixei de ser eu mesmo, que pleonasmo rsrsrs. Nesse sentido, acredito que o navio de Teseu continua sim o mesmo, porque para mim o que importa é a essência, e em questão de essência, o navio continuava representando o feito heroico de Teseu que salvou os jovens gregos de serem sacrificados ao Minotauro, uma espécie de símbolo, uma lembrança a ser comemorada entre os gregos, ou seja, o que aquele navio representou no passado é exatamente o que ele representa agora, então, pelo menos pra mim o navio atual é o navio de Teseu, admitindo as mudanças externas é claro. Desse mesmo modo, eu quando criança não continuo mais com aquela cara fofinha e o corpinho franzino, mas continuo sendo eu mesmo na fase adulta, muitas mudanças externas ocorreram, muitas partes foram trocadas com o passar do tempo, mas a essência continua a mesma, o meu corpo mudou mais as experiências que passei e que nós passamos ao longo das nossas vidas continuam conosco, tem gente que lembra até mesmo de quando olhava e percebia o mundo pelas grades do berço em que dormia, já eu não me lembro nada dessa fase da minha vida, mas lembro-me de muita coisa sim, lógico que como já disse aqui, as mudanças são quase todas externas, mas há sim mudanças internas, porque como disse acima as coisas que presenciamos no agora, são apenas partes de um todo que está sempre em desenvolvimento e movimento, e é exatamente por isso, que ontem pensávamos de um jeito e hoje pensamos de outro jeito, e que bom que seja assim. Mas e ai, o que achas do paradoxo do navio de Teseu, continua ou não continua o mesmo? E quanto a nós, continuamos a mesma essência, ou não?Será que voltamos a Ser ou Não Ser, eis a questão…….. Edney Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário