quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Felicidade quem têm?

Como de costume, mais uma vez, fui colocado a pensar sobre as coisas simples da vida que nos pertubam e nos fazem ver bem além do que a nossa visão enxerga.  Sou do tipo que gosta de observar as coisas, escutar e pensar bem antes de falar ou dar alguma opinião, afinal de contas, opinião cada um têm a sua, né mesmo? Pois bem, felicidade é um assunto que não sai de modo nunca, seja pelos apelos propagandistas, comerciais, sonhadores, cotidianos e até utópicos. Todo mundo quer ser feliz, ainda não encontrei uma pessoa que não queira experimentar a sensação de felicidade, de ser feliz, ainda que por um minuto só, e, é exatamente por isso, que este assunto é tão explorado.
Assim me apego a pensar o que seja a felicidade. Para alguns, felicidade é ter muito dinheiro, é possuir muitas coisas, é ter uma vida de prazeres e alegrias. Para outros, felicidade é ter o que se deseja  na hora que se têm vontade, é fazer o que dá na telha, é quebrar com o convencional, ou seja, é tomar banho de chapéu, é mastigar com a boca cheia, é andar na contramão. Para outros, felicidade é realizar os sonhos há muito planejados, é passar em um concurso público, é passar no vestibular, é fazer um bom casamento. Para outros mais, felicidade é ter uma vida contemplativa, uma vida regrada pelo sentimento de religiosidade, sentimento de espiritualidade e assim no final das contas ganhar o céu, o paraíso, viver eternamente em paz. Têm ainda, aqueles que acreditam que só serão felizes, se e somente se, ganharem um grande prêmio de uma loteria. Enfim, me parece que felicidade ou ser feliz, tem sempre a ver com  o sentimento de DESEJAR, de ter, ser  e/ou possuir alguma coisa. Penso que ser feliz é desejar, é ter, é ser e possuir tudo o que escrevi acima, no entanto, devemos ter cautela em nossos desejos, controlá-los, subjugá-lo,  para que nós como pessoas alcacemos corações felizes. Entendo que a felicidade tem a ver com uma "justa medida", quero dizer com isso, que temos que ser felizes com o que temos, somos e possuimos, porque se assim não for, nunca seremos felizes, estaremos sempre com um pé a frente e não apreciaremos a paisagem em que estamos em determinado momento da nossa vida, não estou dizendo com isso que temos que nos acomodar e ficarmos só com o que temos agora, o que estou tentando dizer é que ser feliz e ser justo consigo mesmo, é apreciar o momento que estamos vivendo e, enquanto isso procurar crescer mais e mais até chegar no plano que foi traçado por cada um.
Portanto, para mim felicidade é viver feliz a cada momento, cada hora, cada dia, ser feliz com o que somos e temos e procurar ganhar mais e não ser ingranto com o que a vida nos proporcionou até agora, porque se não fizermos isso seremo infelizes ao invés de felizes. 
É o que penso, até mais....................................
Edney Silva
     


Nenhum comentário:

Postar um comentário